Jovens Pastores

olá a graça e a paz de nosso amado Jesus.

neste post de hoje estarei abordando um assunto que considero muito importante tratar; nos nossos dias hoje muito se tem visto em relação a banalisação de muitos ministérios cristãos. e muitos estão desacreditados.

em especial eu quero estar dando uma palavra para os aspirantes a um dos mais lindos e árduos dons ministeriais. isso mesmo dom ministerial; ao contrário do que muitos pensam,  desenvolver a função pastoral NÃO é desenvolver uma atividade e  não apenas se estuda para  tal; não se torna  pastor(a) se  é ungido pastor. ninguém torna ninguém  em um pastor(a).

deixe -me melhor explicar isso. partindo do princípio que  pastorear é um dom, entendemos que  toda boa dádiva e todo dom perfeito vem de Deus. e ja que vem Deus, apenas Ele pode tornar alguém em pastor. mas e quanto aos seminário de formação pastoral e teológica? quer dizer que a pessoa ja nasce com este dom? bom,  primeiramente o dom é de Deus e não nosso, e Ele o dá a quem precisa e o pede,  para que Ele possa operar, manifestar através do dom que está em nós. e quanto aos seminário, tudo isso é relevante sim, mas vale salientar que todo estudo ministerial serve não para criar o dom em nós, mas serve para nos capacitar melhor, através do conhecimento não apenas do poder de Deus mas também da palavra.

o dom sem a capacitação é como andar com uma perna apenas. para a funcionalidade do desenvolvimento do ministério pastoral está em andar com as duas pernas, a perna do dom e a perna  da capacitação. e tratando de capacitação pensemos além de um seminário, pense também e principalmente na capacitação que vem de Deus  através do:

  1. discipulado pessoal, aquele que somos submetidos a um relacionamento entre nós e uma liderança, onde estaremos tratando através de um relacionamento, pontos débeis em nosso caráter e temperamento, que precisem ser melhor trabalhados, para que o exercício da fé se torne mais  eficaz. pois o que muito vemos ai são “pastores”, ótimos preleitores,  mas péssimos seres humanos.
  2. como também através de uma vida disciplinada de devocional.  muito se feito na igreja, vamos muito aos cultos e programações na igreja e ou no seminário, somos ótimos da porta  de casa pra fora, mas  quando  estamos da porta de casa pra dentro, a bíblia volta ao seu  cativeiro de solidão, a gaveta. quantos , naõ apenas pastores, mas cristãos em geral são tão débeis em  desenvolver uma vida devocional em casa, no seu quarto! ótimos cristãos de praça, oram maravilhosamente em público, ensinam a bíblia, pregam,  aconselham. são ótimos quando estão em público, mas não conseguem estar a sós com Deus, que logo perdem a fala, e nada mais sabem expressar no lugar onde tudo deveria começar, a presença de Deus em secreto.
  3. e por último eu penso na capacitação não mais menos importante que as demais, os seminário de formação pastoral.

jovens pastores ou aspirantes ao dom ministerial do pastorado. pensemos juntos em como  desenvolver O DOM, se pensarmos em ser pastores pelo dom de Deus, iremos desenvolver ótimos ministérios, com mais de Deus e menos de nós mesmos, mais fé e menos interesses pessoais ou políticos. mais poder e menos força. o tempo de assumir nossa postura pastoral esta as portas, tempo onde teremos que  nos posicionar em santidade e habilitação espiritual e física, no pastoreio do último rebanho de ovelhas que estão por vir e será nossa responsabilidade cuidar dos que virão, NOSSA GERAÇÃO!

O TEXTO SEGUINTE É PARTE DE UMA MATÉRIA QUE FOI APRESENTADO NO PROGRAMA ANTENADOS DA REDE BOAS NOVAS NO RIO DE JANEIRO. SOBRE JOVENS PASTORES, E ACHEI RELEVANTE COLOCAR AQUI PARA COMPLEMENTAR NOSSO POST DE HOJE E PARA AJUDAR AOS  NOSSOS JOVENS.

Além das nove cartas gerais aos romanos, coríntios, gálatas, efésios, filipenses, colossenses e tessalonicenses, da carta pessoal a Filemom, Paulo escreveu três cartas pastorais, duas a Timóteo e uma a Tito. Ambos são tratados como verdadeiros filhos na fé (1 Tm 1.2; Tt 1.4). Nessas cartas pastorais, há dezenas de exortações. Os verbos sempre estão no imperativo, como, por exemplo: “Combata o bom combate”, “Exercite-se na piedade”, “Fortifique-se na graça”, “Pregue a palavra”, “Seja moderado” etc. Se fizermos um arranjo desses imperativos, encontraremos oito exortações básicas.

1. Cuidado com a saúde “Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades” (1 Tm 5.23).

2. Cuidado com a vida devocional “Exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa porque tem promessa da vida presente e da vida futura” (1 Tm 4.7,8). “Fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus” (2 Tm 2.1).

3. Cuidado com a sexualidade “[Trate] as moças como a irmãs, com toda a pureza” (1 Tm 5.2). “Conserve-se puro” (1 Tm 5.22). “Fuja dos desejos malignos da juventude…” (2 Tm 2.22).

4. Cuidado com o exemplo “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1 Tm 4.12). “Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade” (Tt 2.7).

5. Cuidado com as atitudes “Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães” (1 Tm 5.1,2). “Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas” (1 Tm 5.19). “Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos” (2 Tm 2.23,24).

6. Cuidado com a pregação “Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com a verdade da fé e da boa doutrina que tem seguido” (1 Tm 4.6). “Dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino” (1 Tm 4.13). “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Tm 2.15). “Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho” (2 Tm 2.8). “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2 Tm 4.2).

7. Cuidado com a doutrina “Rejeite […] as fábulas profanas e tolas” (1 Tm 4.7). “Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim” (2 Tm 1.13). “Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu” (2 Tm 3.14). “Fale o que está de acordo com a sã doutrina” (Tt 2.1).

8. Cuidado com a moderação “Seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” (2 Tm 4.5). “Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros” (1 Tm 5.22).

Pastores que se dedicam ao ministério em tempo integral são muitos.Via de regra, o caminho percorrido até que eles cheguem ao topo da “pirâmide” do poder eclesiástico é longo e certamente o leitor o conhece, ao menos por observação.

Pr. T. Henrique Santo